Cuidado... depois não fale que eu não avisei.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

 A Dúvida


Imagine por um momento, uma situação de dúvida tão impar, tão difícil, que a simples noção de oque é certo ou errado para se fazer, confunde-se com o desejo e a esperança quanto aos dias futuros....
É nessa situação que o seguinte diálogo se passa.

"[...]
Será mais nobre sofrer na alma Pedradas e flechadas do destino feroz Ou pegar em armas contra o mar de angústias – E combatendo-o, dar-lhe fim?

Morrer; dormir;
Só isso.

E com o sono – dizem – extinguir Dores do coração e as mil mazelas naturais A que a carne é sujeita; eis uma consumação Ardentemente desejável. Morrer – dormir – Dormir! Talvez sonhar. Aí está o obstáculo!

Os sonhos que hão de vir no sono da morte Quando tivermos escapado ao tumulto vital Nos obrigam a hesitar: e é essa reflexão Que dá à desventura uma vida tão longa. Pois quem suportaria o açoite e os insultos do mundo, A afronta do opressor, o desdém do orgulhoso, As pontadas do amor humilhado, as delongas da lei, A prepotência do mando, e o achincalhe Que o mérito paciente recebe dos inúteis,
Podendo, ele próprio, encontrar seu repouso Com um simples punhal? Quem aguentaria os fardos,
Gemendo e suando numa vida servil, Senão, porque o terror de alguma coisa após a morte –

[Morte..]
O país não descoberto, de cujos confins Jamais voltou nenhum viajante – nos confunde a vontade, Nos faz preferir e suportar os males que já temos, A fugirmos pra outros que desconhecemos?

[...]

Assim nos faz covardes a consciência, E o natural fulgor da decisão Sucumbe à débil luz da reflexão;
E assim projetos de vigor e urgência Em vista disto seus cursos desviam [...]
E perdem o nome de ação [...]

Solilóquio de Hamlet, Ato III cena 1
Shakespeare

Como humano, existe uma oportunidade rara de sentir por sí mesmo a intensidade de certos momentos, momentos que revelam verdades profundas e naturezas belíssimas em sua plenitude, as vezes de dor, as vezes de amor, com sorte ambas. Sentir esse texto foi um dos momentos mais especiais para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um cara feliz, diga o que achou, seja lá o que for...