O Teatro Resonante é sobretudo uma idéia e uma posição, não esta formado nem fechado em um método ou maneira, não é um estilo nem um sistema, e afim de acompanhar e desenvolver nossa idéia, estamos escrevendo. Tornando possível que a experiência magnífica e instantânea possa ser revisitada pela prática do registro, para embasar o pensar e fundamentar o futuro que se desenrola. Assim o Diário foi pensado.
03 de Janeiro de 2011 - Segunda-Feira
Reunião de Equipe, apresentei o projeto pedagógico do "Teatro Ressonante" (nome provisório) e consegui aprovação, uma certa verba e auxilio de um psicólogo para prosseguir com a empreitada. De logo, teremos duas turmas principais com idades e percepções diferentes, Old Man School e a Little Sun (nomes igualmente provisórios!). OMS com jovens de 16-25 anos e a LS com crianças de 7-13 anos.
Apresentei como dificuldade a facilidade de dispersão e pouca centralização dos envolvidos (me incluindo).
07 de Janeiro de 2011 - Sexta-Feira
Com a ajuda do psicólogo, para superar a dificuldade de concentração e centralização nos mais velhos e facilitar o aprendizado das crianças, fomos instruídos em técnicas de relaxamento físicos e respiração.
08 de Janeiro de 2011 - Sábado
Old Man School
Primeira reunião com um grupo de interessados mais velhos. Tivemos a presença de L - 14 anos, T - 12 anos, P - 15 anos, J - 16 anos, A - 16 anos, G - 21 anos, M - 21 anos, W - 21 anos. Começamos delimitando o espaço com um papelão no chão, para assim criar nosso espaço π, definido, passamos para o alongamento e conhecimento do corpo (definição do ibu), e conhecimento do grupo (ibu), então, com o grupo mais a vontade, passamos para a concentração. Vale ressaltar que o grupo mantinha ações e piadinhas comuns a "quebrar o gelo" pós o relaxamento físico estavam bem mais introspectivos e centrados. Terminamos com uma roda de conversa sobre a experiência. um agradecimento pelo momento em coletivo e uma comemoração.
11 de Janeiro de 2011 - Terça-Feira
Little Sun
Com a ajuda de uma outra educadora, intentamos em aplicar as técnicas de concentração em um grupo grande de crianças, já antevimos uma clara dificuldade, mas investimos. Conseguimos a atenção de todos, os cansamos fisicamente com algumas atividades antes, e então aplicamos o relaxamento.
Nas crianças acima de 11 anos, a participação foi certeira. Algumas brincadeiras, mas nada que não fosse inofensiva, ou mesmo que somasse a proposta de relaxamento. Porém não foi possível avançar muito além da respiração regrada, por ter um grupo misto muito grande. Definimos o espaço usando objetos sólidos e permitindo que eles as compreendessem.
Percebemos que ao fim do programa de relaxamento, as crianças pareceram diminuir o ritmo, saindo do seu tempo habitual (consideravelmente mais acelerado) para entrar em um tempo comum com o dos Educadores (que de certa forma, também realizaram o exercício).
O Diário volta na próxima semana :]
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